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HOME STAGING NÃO É MODISMO, É CIÊNCIA

08 jun

Cenário emocional para atrair clientes de imóveis Lilian Chamone

Marketing e Ciência no Home Staging

Sabemos que nosso cérebro está programado para assimilar determinados tipos de conteúdo e que isso influencia nossas decisões. O que muita gente não sabe, é que cerca de 90% das informações que recebemos são processadas de forma inconsciente segundo dados da Forebrain, primeira empresa brasileira de pesquisa em neurociência aplicada ao marketing. As sensações provocadas por meio destes gatilhos, tendem a levar o consumidor de qualquer produto ou serviço, a compra emocional.

A decisão de compra, seja de um sorvete ou de um imóvel, por mais que possa parecer racional, passa primeiramente pelo lado emocional do cérebro.

Somente após o produto ser aprovado emocionalmente, o que ocorre quase instantaneamente aos ser visto ( cerca de 90 segundo), o consumidor vai pra etapa racional: posso comprar este sorvete agora, ou só tenho dinheiro para o almoço? Este imóvel atende minhas necessidades? Está totalmente dentro da minha capacidade financeira? Por isso é tão importante os uso dos gatilhos mentais no trabalho de marketing imobiliário.

Seja um apartamento de 1000m² , com porcelanato italiano ou um quarto e sala na região central, o que vai fazer o visitante ser impactado é a sensação gerada naquele momento.

Certamente ele vai se esquecer como era a bancada dos banheiros ou qual o tipo de madeira das portas e armários (aspectos físicos). Mas não esquecerão como se sentiram quando visitaram o imóvel (emoções).⠀

Por isso, as técnicas que empregamos ao preparar uma casa ou apartamento para vender ou alugar, chamadas de home staging, comprovadamente geram resultados. Pois vão estimular diversas áreas do cérebro do potencial comprador/inquilino, e com isso estimular o processo de decisão.

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